Smiles anuncia home office até o final do ano e implementa iniciativas de bem-estar e integração durante pandemia

São Paulo, 28 de Setembro de 2020 – Com os desafios impostos pelo trabalho remoto durante a quarentena, situação provocada pela pandemia do novo Coronavírus, a Smiles, programa de fidelidade da GOL, desenvolveu uma iniciativa interna chamada Sempre Juntos Mesmo Distantes (#semprejuntosmesmodistantes), que consiste em uma série de ações e atividades de bem-estar, além de iniciativas para integrar a equipe e dar suporte aos colaboradores nesse período.

O programa foi implantado em abril e seguirá vigente até dezembro, já que a Smiles anunciou que os colaboradores permanecerão trabalhando remotamente pelo menos até o final desde ano.

Uma das ações, implementadas desde abril, é o Bate Papo Virtual com o CEO da companhia, André Fehlauer. A ideia é que o encontro seja realmente descontraído, como um bate papo, sem pauta definida, com o principal objetivo de entender como as pessoas estão se sentindo e para que compartilhem desafios pelos quais estão passando. A conversa, claro, permeia diversos temas, passando por troca de experiências, dicas e também negócios.

Na ocasião, Fehlauer, também apresenta os resultados da empresa e discute com o time ideias e projetos para enfrentar o período. Até o momento, já aconteceram sete encontros virtuais com Fehlauer e com adesão de 95% dos colaboradores - cerca de 140 somando as operações do Brasil e da Argentina.

“Desenvolvemos esse programa às pressas, em dois dias, em parceria com o nosso CEO e também com o suporte da área de marketing, para que déssemos todo o direcionamento necessário ao time. É uma situação inédita para todos e a integração da equipe, com troca de experiências e até mesmo de aflições, ajuda a passarmos por isso juntos”, explica Daniel Ravagnani, diretor de RH da Smiles.

A companhia também organizou uma pesquisa de clima para entender como as pessoas estavam se sentindo em casa, também em relação ao que a empresa estava fazendo e sobre a presença da liderança nesse momento. “Por meio da captação desses sentimentos, entendemos o que poderia melhorar em relação a gestão das pessoas, para realizarmos esses ajustes de forma rápida”, diz Ravagnani.

Ainda como parte do #semprejuntosmesmodistantes, a Smiles disponibilizou cadeiras e outros equipamentos de infraestrutura para todos os colaboradores, além de implantar o programa "Na Escuta" em parceria com a Alelo, com o propósito de disponibilizar para colaboradores e seus familiares um serviço de suporte à distância, por telefone, relacionado a qualquer tipo de problema - emocional, jurídico ou financeiro. Relatada a queixa, a empresa parceira direciona a pessoa para um profissional da área para que tenha os encaminhamentos necessários.

Na área de bem-estar e saúde, a Smiles também criou um programa com foco em saúde mental. Nele, são ministradas aulas de mindfulness, meditação, relaxamento e Yoga.  Ainda em parceria com a Aon, a Smiles passará a disponibilizar, a partir de setembro, o serviço Dr. AON, uma linha telefônica com suporte médico e de saúde que funciona 24h. Os profissionais podem dar orientações para qualquer tipo de sintoma, bem como a segunda opinião médica. Também disponibiliza uma equipe para acompanhamento de grávidas durante os nove meses de gestação. Programas de nutrição e direcionamento para atividades físicas também estão contemplados pelo serviço.

Com relação aos benefícios, a Smiles passou a oferecer aos colaboradores a possibilidade de definir como esse saldo será utilizado ao longo do mês. Em parceria com uma startup, os funcionários receberam um único cartão com a bandeira Visa que expande as possibilidades de uso entre as categorias disponíveis. Por meio de um aplicativo, é possível migrar e determinar a quantia que será destinada para cada segmento. Por exemplo, dá para transferir dinheiro do vale-refeição para o vale-alimentação para utilizar nas compras de mercado; acumular mais dinheiro no vale-cultura para investir em livros e cursos; adquirir serviços de streaming como Netflix e Spotify ou até mesmo realizar compras em farmácias e aplicativos de meditação.

A Smiles também contratou uma clínica e organizou uma campanha de vacinação contra Influenza no estacionamento do escritório. Os colaboradores se dirigiram até o local e foram vacinados dentro do veículo.

A Smiles é um programa de fidelidade com 25 anos de história e mais de 17,2 milhões de participantes. A companhia tem a GOL como acionista majoritária e sua principal parceira comercial. Além da GOL, a Smiles tem parceria aérea com a American Airlines, Air France, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Etihad Airways, TAP, Alitalia, Copa Airlines, Korean Air, Air Canada, Aeroméxico, Emirates, Royal Air Maroc, Ethiopian Airlines, South African Airways, Air Europa e TAAG, além da companhia brasileira regional Passaredo, e mais 25 novas companhias aéreas, que juntas voam para mais de mil destinos. A Smiles tem também parceria com os principais bancos do país, administradoras de cartões de crédito, grandes redes de varejo, hotéis, locadora de carros, postos de combustível, entre outros, que garantem aos clientes uma variedade cada vez maior de acúmulo e resgate de milhas.