Smiles, programa de fidelidade da GOL, registrou faturamento bruto de 629,2 milhões de reais no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 0,4% com relação ao mesmo período do ano anterior. O número de clientes cresceu 1,8% e chegou a 17,2 milhões, e o lucro líquido foi de 56,2 milhões de reais. A receita líquida totalizou 171,3 milhões de reais no período - 28,8% inferior à registrada no primeiro trimestre de 2019, efeito direto da pandemia de covid-19 que afetou, de forma profunda, os setores de aviação, viagens e turismo.
Mesmo em meio a uma crise sem precedentes, a Smiles fechou o primeiro trimestre com uma margem direta de resgates de 26,7%. "Somos uma empresa ágil, nativa digital e de estrutura muito enxuta", diz André Fehlauer, CEO da Smiles. "Esses atributos foram decisivos para que pudéssemos reagir muito rápido à drástica mudança de cenário provocada pela pandemia."
Desde o início da crise do novo coronavírus, a companhia criou um comitê para acompanhar os impactos da propagação da covid-19 no Brasil e no mundo. O cancelamento de passagens da GOL com embarques marcados até 30 de setembro deste ano passaram a ser feitos online. E, para facilitar o planejamento de viagens de seus clientes, foi desenvolvida a campanha "Reserve Agora, Decida Depois" para promover o Viaje Fácil, produto exclusivo da Smiles que permite a reserva de voos com até 330 dias de antecedência e sua efetivação 60 dias antes do embarque.
Ações para estimular novas fontes de geração de receita vêm sendo desenvolvidas ao longo do trimestre, como o Clube Smiles e o cartão de crédito Smiles, além de serviços não relacionados a viagens e turismo. É o caso do Shopping Smiles, que tem como parceiros alguns dos maiores varejistas do país, da troca de milhas por combustível ou por créditos para viagens de Uber e compras no Uber Eats.
Compromisso com a sociedade
Além de garantir o melhor serviço possível a seus clientes em um momento de indefinição, a Smiles vem exercendo seu papel social por meio de ações voltadas para contribuir com profissionais de saúde -- hoje na linha de frente da crise -- e com comunidades vulneráveis. Em parceria com a GOL e a Localiza Hertz, a companhia está creditando milhas para médicos e enfermeiras que precisam se descolar. A cada trecho voado gratuitamente pela GOL, esses profissionais acumulam 1.000 milhas Smiles. E a cada locação de automóvel pela Localiza Hertz, 500 milhas.
"Nessa pandemia podemos fazer o bem e gerar impacto positivo na sociedade. Queremos nos unir aos nossos 17,2 milhões de clientes para transformar as milhas em recursos para aqueles que mais precisam”, diz Fehlauer. No programa Milhas do Bem, iniciativa social da Smiles para doações a ONGs que atuam em comunidades vulneráveis, para cada milha doada por clientes, outra é oferecida pela companhia. Entre as organizações parceiras estão o Instituto Reação, a Parceiros Voluntários e a Rede Cruzada.
Sobre a Smiles
A Smiles é um programa de fidelidade com 25 anos de história e 17,2 milhões de participantes. A companhia tem a GOL como acionista majoritária e sua principal parceira comercial. Além da GOL, a Smiles tem parceria aérea com a American Airlines, Air France, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Etihad Airways, TAP, Alitalia, Copa Airlines, Korean Air, Air Canada, Aeroméxico, Emirates, Royal Air Maroc, Ethiopian Airlines, South African Airways, Air Europa e TAAG, além da companhia brasileira regional Passaredo, e mais 25 novas companhias aéreas, que juntas voam para mais de mil destinos. A Smiles tem também parceria com todos os bancos do país, administradoras de cartões de crédito, grandes redes de varejo, hotéis, locadora de carros, postos de combustível, entre outros, que garantem aos clientes uma variedade cada vez maior de acúmulo e resgate de milhas.