Smiles investe na transformação digital para potencializar experiência com cliente

São Paulo, 26 de fevereiro de 2021 – A Smiles, plataforma completa de viagens e programa de fidelidade da GOL, avança no plano de transformação digital com objetivo de transformar a experiência e o relacionamento com o cliente. Através de iniciativas tecnológicas e transculturais, a plataforma pioneira em benefícios como o Clube Smiles, inova mais uma vez – a marca convida o consumidor para se engajar em um movimento pautado pela inovação e digitalização.

A transformação digital chega como potencializador na entrega de produtos cada vez mais customizados, que atendem de forma ágil e fácil a necessidade do cliente Smiles. São mudanças desde o design e performance das plataformas digitais, até a reestruturação da equipe interna, que passa a trabalhar em formato horizontal. A novidade está alinhada ao novo propósito da marca comunicado no final do último ano – que visa a transformação de dentro para fora, construindo cada vez mais um relacionamento com o cliente, impulsionando experiências únicas por meio da viagem.

O processo começou a partir de pesquisas realizadas com os diferentes públicos que a Smiles atende e, com os resultados, foram implementadas decisões de valores em toda o ecossistema. Das análises, a companhia ativou estratégias de capacitação de todos os seus funcionários e reformulação de áreas, objetivos e serviços.

Uma das primeiras iniciativas da Smiles na transformação digital foi a reorganização por tribos, ou seja, por estruturas mais ágeis agrupadas por produto ou features. Dentro delas, os times multidisciplinares e empoderados são divididos em squads e, estão prontos para buscar soluções e melhorias de forma dinâmica, sem burocracias, visando atender com agilidade as demandas dos clientes. A primeira formada na empresa foi a de produto aéreo – principal negócio da companhia. A expectativa é ter essa organização por squads em toda a estrutura da Smiles até o final de 2021.

Semana de Inovação Smiles

Outro destaque é a realização inédita da Semana de Inovação Smiles, que será aberta para todos os colaboradores, parceiros e terceiros, com diferentes trilhas de conhecimento sobre diversos pilares da inovação e contará com participantes relevantes no mercado como Fred Trajano, CEO da Magalu, Claudia Meira, CIO da GOL, João Barbosa, Co-fundador do Gympass, Fernando Vilela, da Rappi, Gabriel Sampaio, do Globoplay, Cristiane Oliveira, da HRestart, Brisa Vicente, da Soko, entre outros.

O evento, desenvolvido em parceria com a consultoria de inovação 1601, tem como objetivo capacitar a equipe, criar oportunidades e trocas entre parceiros internos, a fim de adquirir mais conhecimentos e atualizações sobre tendências e inovação. Realizado entre os dias 01 e 05 de março de 2021 terá 17 convidados palestrantes. Também haverá prêmios para os participantes.

A Semana de Inovação marca esse novo investimento da Smiles em oferecer cada vez mais oportunidades de aprendizado e melhoria contínua. Seguindo nessa linha, a companhia também lançará seu Hackathon, evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. O evento será aberto para colaboradores e público de 26 a 29 de março.

Atualização dos canais digitais Smiles

Outra iniciativa que já está em andamento na Smiles é o projeto de redesenho de toda a sua plataforma, englobando site, mobile e aplicativo. A primeira fase é a mudança na tecnologia, que passa a oferecer mais escabilidade e fluidez, através de um modelo mais conversacional de telas. Esse sistema tecnológico permite aumentar o fluxo de navegação, diminuindo problemas e sendo mais seguro, além de ser totalmente responsivo.

Esta atualização também tem como objetivo proporcionar uma experiência personalizada de acordo com o interesse e o relacionamento que o cliente tem com a Smiles. Ao acessar sua conta, o usuário visualiza suas preferências, serviços e produtos com fácil acesso e mais assertivo. Ao longo do ano, novas funcionalidades e design estão previstas.

Todas essas iniciativas marcam o novo processo da marca voltado ao propósito de transformar as diferentes formas de viajar e que tem como foco colocar o cliente Smiles no centro de toda a estratégia.

Sobre a Smiles

Smiles é a mais completa plataforma de viagens do Brasil, reunindo uma gama diversificada de produtos e serviços, desde passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, passeios turísticos até créditos para abastecimento de combustível, além de um amplo e-commerce com milhares de produtos dos principais varejistas do país. Como programa de fidelidade da companhia aérea GOL, possui mais de 25 anos de história e cerca de 18 milhões de membros, atuando também na Argentina. A companhia tem como propósito promover a evolução humana através da viagem, sendo a porta de entrada para sonhos e projetos inspiradores dos viajantes, acompanhando os clientes no dia a dia e em viagens, a partir de dicas, roteiros, experiências, conteúdo e muitas ofertas -- que vão além do acúmulo de milhas e resgate de voos e produtos. Smiles possui uma rede extensa de parceiros de viagem e também com os principais bancos do país. Em 2020, seu cartão de crédito passou a se chamar GOL Smiles disponibilizando muitos benefícios para o cliente, entre eles, um dos melhores multiplicadores do mercado, oferecendo até 4 milhas resgatáveis por dólar gasto. Além disso, a empresa se notabiliza por dar acesso a uma das maiores malhas aéreas do país. São 59 companhias parceiras que juntas voam para mais de 1.500 destinos ao redor do mundo. Reconhecida pelo seu pioneirismo e inovação em serviços, a companhia tem o maior prazo de validade de milhas do mercado, que varia de 3 a 20 anos, e oferece serviços e produtos que proporcionam a melhor e mais completa experiência. Viver o mundo começa aqui. Mais informações, acesse: www.smiles.com.br