Smiles apoia "Sociedades Matriarcais" produzida pela Spray Media e exibida no GNT

São Paulo, agosto de 2023 - A Smiles, a mais completa plataforma de viagem e programa de fidelidade da GOL, anuncia a parceria com a Spray Media na produção de uma série documental que narra histórias de comunidades em que o papel de liderança e poder é exercido por mulheres. Sociedades Matriarcais faz uma viagem e imersão na cultura e valores de quatro das sociedades consideradas matriarcais no mundo - os Bijagós, na Guiné Bissau, os Minangkabau, na Indonésia, os Khasi, na Índia, e os Bribri, na Costa Rica.

Com o apoio de Smiles, as criadoras, roteiristas e diretoras Clara Deák e Joana do Prado (foto), viajaram o mundo para experienciar e captar depoimentos destas líderes e mostram, em seis episódios, como elas são mães de suas famílias, mas também de suas comunidades. São mulheres que cuidam, nutrem e guiam um número enorme de pessoas, passando adiante nobres valores maternais. "Depois de todas essas viagens, ficamos particularmente emocionadas por testemunhar de perto como as matriarcas são essenciais para a sustentação e a perpetuação dos valores fundamentais de uma estrutura matriarcal, que preza pela igualdade, pelo respeito e pela coletividade. Isso nos transformou intimamente porque agora vemos que uma sociedade assim é possível e quando olhamos para o nosso entorno, percebemos ainda mais como a nossa realidade se distancia deste ideal de sociedade mais harmônica e justa para todos. Fomos tocadas pelo olhar das matriarcas que conhecemos e isso nos incentivou a ficarmos ainda mais atentas à importância dessa voz feminina que zela pelo bem comum. E esperamos que esta mensagem principal seja passada adiante na série”, contam Joana e Clara.

Para nós, é muito importante dar visibilidade a histórias que têm o poder de gerar impacto na sociedade. Acreditamos que obras como esta, que despertam nosso olhar sobre a força e o papel das mulheres, precisam alcançar o máximo de pessoas. E poder apoiar sua produção e divulgação é uma forma de ampliar seu alcance”, afirma Beatriz Cabral, CMO da marca.

A produção de Sociedades Matriarcais traz uma extensa investigação capitaneada pelo produtor executivo Gustavo Gama Rodrigues, que contou com o trabalho de pesquisadoras brasileiras e pesquisadores locais em cada comunidade. Além disso, o mapeamento prévio das sociedades foi feito pela antropóloga Priscila Matta, pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP) e que tem ampla experiência e conhecimento na área de etnologia indígena, atuando principalmente nos temas corpo, saberes locais e natureza.

Sociedades Matriarcais será exibida no GNT às quartas-feiras, às 23h30, com reprises aos domingos, também às 23h30. Os conteúdos também estarão disponíveis no Globoplay + Canais.

SOBRE SPRAY MEDIA

A Spray Media é um grupo de conteúdo pioneiro que traz ao mercado uma estratégia combinada de amplo alcance de público, canais proprietários, soluções multiformato e o uso de dados para iniciar conversas. Nossos negócios são: Spray Content, Quebrando o Tabu e Spray Media, com mais de 42 milhões de seguidores nas redes sociais de seus diversos e variados canais.

No entretenimento, a Spray produziu projetos consagrados como: 1ª e 2ª temporada do programa “Carcereiros” (TV Globo — Prêmio MIPTV na categoria Melhor Drama — Cannes); o documentário “Encarcerados” e o longa-metragem “Carcereiros, o Filme”; o documentário “Quebrando o Tabu” (com participações de Jimmy Carter, Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso); e a série “Sociedade do Cansaço”, coproduzida com o GNT. Agora, a Spray se prepara para lançar a série de seis episódios “Sociedades Matriarcais”, em mais uma coprodução com o GNT, que estreia no dia 16 de agosto, às 23h30.

Através de seus projetos, a Spray coloca seus valores como prioridade no desenvolvimento de conteúdos significativos, procurando reforçar a sua posição no mercado como uma empresa que aborda questões urgentes de forma inovadora e impactante em plataformas em constante evolução.